/ Notícias

Navegue pelas notícias e fique por dentro de tudo que acontece no mundo do cinema.

16.08.2013 | INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O III FESTIVAL INTERNACIONAL LUME DE CINEMA


A Lume Filmes abriu as inscrições para a terceira edição do Festival Internacional Lume de Cinema, que acontecerá entre os dias 26 de novembro a 01 de dezembro de 2013, em São Luís – MA.
O Festival Internacional Lume de Cinema é um evento cultural sem fins lucrativos organizado pela Lume Filmes, produtora, exibidora e distribuidora especializada em filmes independentes e de caráter autoral, localizada no estado do Maranhão, Brasil. O festival tem como objetivo promover o cinema de arte, dando ênfase ao cinema independente e autoral, e importância a diversidade cultural existentes no planeta e a qualidade dos filmes, tendo este ano um suporte e visão maior aos cineastas da América Latina, com uma mostra especial que priorizará os valores dos filmes de arte independentes deste continente, com real valor para a arte, a sociedade e a cultura.
Nos anos anteriores, o festival contou com a presença de aclamados diretores, como Brillante Mendonza, jornalistas, atores, importantes críticos e cineastas que participaram como jurados oficiais, sessões especiais de filmes, retrospectivas como a que aconteceu do cineasta Claude Chabrol, e diversas outras atividades culturais que fez do pequeno evento, um sucesso cultural enorme, que foi bastante respeitado devido a sua curadoria, unicamente interessada em exibir os filmes que mais comprovassem o caráter artístico do cinema e o poder dos novos cineastas, traduzindo em filmes, seus universos particulares e universais e com isso, fez do Festival Lume, sem sombra de dúvida, o mais importante festival competitivo para filmes autorais da América Latina.
Desde 2006, fundada pelo cinéfilo, crítico, produtor e cineasta maranhense Frederico Machado, a Lume Filmes mudou o paradigma da distribuição de filmes no mercado brasileiro, abrindo portas para grandes filmes internacionais e nacionais para que estes ganhassem mais visibilidade, aceitação e reconhecimento. O Festival Internacional Lume de Cinema parte do mesmo sonho e projeto, sendo produto desse processo, que também fez com que a Lume Filmes atualmente seja uma das mais importantes distribuidoras de cinema autoral no Brasil e na América Latina.
Na última edição do festival, recebemos mais de 2.000 inscrições de todos os países do mundo, entre longas metragens e curtas, tanto documentários como filmes de ficção, também animação e experimentais, e nesse ano, esperamos receber ainda mais.
Nas duas últimas edições, o festival ocorreu em diversos locais em São Luís, incluindo o Cine Praia Grande, localizado no centro histórico da cidade, cinema este administrado pela Lume Filmes. Este ano as projeções e exibições ocorrerão também no Cine Lume, um projeto de vários anos de elaboração e que finalmente se tornou realidade, que junto com o Cine Praia Grande, será o palco principal do festival.
As inscrições estão abertas! As portas sempre estiveram! Estamos aguardando os mais diversificados e originais filmes dos últimos dois anos para serem considerados pela curadoria. Convidamos a todos para entrar no nosso site, divulgarem e se inscreverem (www.lumefestival.com.br). Lá, encontrarão todo o regulamento e os termos! As inscrições estarão abertas até o dia 30 de setembro.

A Organização

III Festival Internacional Lume de Cinema
festival@lumefilmes.com.br



< Outras notícias