/ Notícias

Navegue pelas notícias e fique por dentro de tudo que acontece no mundo do cinema.

11.10.2019 | Vem aí a exposição: A Era de Ouro do Cinema: Anos 30 e 40


A exposição A Era de Ouro do Cinema: Anos 30 e 40 é uma das ações do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – Programação Especial 2019, desenvolvido no decorrer do ano de 2019 com a produção cultural da Fundação Cinema RS – Fundacine, co-gestora da Cinemateca Capitólio Petrobras, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre através da Coordenação de Cinema e Audiovisual. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições, além de ações de acervo e manutenção e equipagem audiovisual.

 

A exposição abordará os elementos artísticos e gráficos do período, utilizando de peças do acervo da Cinemateca, que contêm um riquíssimo material de publicidade, como: cartazes, anúncios, catálogos, cartazetes, pressreleases, pressbooks, pôsters, e outros. O material constitui-se como uma importantíssima fonte de pesquisa, pois lança uma nova perspectiva para o estudo da história do cinema no Brasil, bem como das relações com a indústria cinematográfica estrangeira, principalmente a americana, mostrando seu impacto no cinema nacional.

 

Com curadoria assinada pela historiadora Alice Truz, concepção visual da designer Tatiana Sperhacke e expografia a cargo de Andreia Vigo, a exposição é formada por três módulos. O primeiro deles apresenta um estudo das principais vertentes exploradas neste período: o nascimento dos grandes estúdios, das “estrelas”, do advento do filme colorido em technicolor e os principais diretores da época, entre outros. O segundo módulo exibe um slide-show, que projeta uma seleção de cartazes e outros materiais relevantes digitalizados. Já o terceiro e último módulo traz uma projeção em looping dos principais filmes da era de ouro do cinema hollywoodiano.

 

Através dessa exposição traremos ao público uma reflexão sobre o valor cultural, histórico e estético dessas peças para a compreensão das formas de afirmação comercial da indústria cinematográfica no passado.

 

A exposição fica disponível para visitações de 18 de outubro à 20 de dezembro. É parte das ações do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – programação Especial 2019, que realiza 26 atividades entre março e novembro deste ano e conta com o patrocínio master da Petrobras – através da Lei de Incentivo à Cultura/Governo Federal e produção cultural da Fundacine – Fundação Cinema RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria Municipal da Cultura.

A exposição é gratuita e aberta ao público de todas as idades. Escolas que queiram realizar visitas guiadas devem ligar para (51) 3289 7463 ou entrar em contato pelo e-mail cdm@capitolio@gmail.com e fazer agendamento informando instituição, data solicitada, turno desejado da visita, nº de pessoas e faixa etária dos visitantes.  

Pesquisa e Curadoria: Alice D. Trusz
Expografia: Andreia Vigo
Concepção visual e Design gráfico: Tatiana Sperhacke
Assessoria de pesquisa: Marcus Mello, Rosemeri Iensen
Projeto de mobiliário e coordenação de montagem: Eduardo Saorin 

Edição de vídeo: Kevin Agnes
Produção: Débora Palhares, Juli Fossatti, Paola Mallmann

Correção de imagens dos cartazes: Nicole Chaffe

 

Agradecimentos: à diretoria executiva da Fundacine: Luiz Alberto Rodrigues, Luiz Alberto Cassol e Leo Sassen.

Ana Maria de Oliveira Kersting.

Marcus Mello

 

Aguardamos sua visita!

A galeria de exposição está localizada no andar térreo da Cinemateca Capitólio Petrobras.





< Outras notícias