Ação de Cinema em Gramado

Ao longo do ano de 2007, consolidou-se entre as diretorias das entidades representativas do cinema gaúcho a idéia de realizar eventos e atividades que privilegiassem a qualificação profissional, o estímulo aos negócios e a projetos que consolidem a indústria audiovisual no RS.
 
Diante desse desafio, as diretorias da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC-RS), Fundação Cinema RS – Fundacine e do Sindicato da Indústria Audiovisual (SIAV) uniram esforços para elaborar uma ação de mercado e profissionalização. Dentro dessa perspectiva de construção, as entidades instituíram um Grupo de Trabalho constituído por profissionais com diferentes expertises com o desafio de estruturar um projeto (conceito e proposta de programação) e buscar parceiros estratégicos para executá-lo ao longo do primeiro semestre de 2008.
 
Como resultado desse empenho, em 2008, surgiu a programação do evento “Café e Negócios de Cinema” que foi realizado pelas entidades (APTC-RS, Fundacine e SIAV-RS), Festival de Cinema de Gramado, Gramado Cine Vídeo, com o apoio do Programa Cinema do Brasil e patrocínio do Banrisul e Banrisul Corretora de Valores. Cada parceiro atuou de diferentes formas para garantir a execução das atividades previstas: apoio institucional, apoio operacional e investimento direto. Essa composição permitiu que o evento constituísse uma pequena estrutura de produção que viabilizou passagens, hospedagens, recepção aos convidados, espaços e equipamentos para as atividades da programação.
 
Em 2009, os parceiros foram mantidos, com exceção do Gramado Cine Vídeo. Em razão da desconfirmação de alguns convidados por conta da crise causada pela gripe suína, o evento “Café e Negócios de Cinema” foi reduzido para um único dia, acontecendo em 12 de agosto, quando contou com duas mesas de café e um seminário. Com resultados ainda mais expressivos, foi consolidado como um importante espaço de negócios no Festival de Cinema de Gramado.
 
Em 2010, sua terceira edição, o evento teve como objetivo principal a troca de experiências entre profissionais da área audiovisual e empresas interessadas no investimento em cultura, com o intuito de viabilizar o fechamento de negócios, promover a qualificação profissional e ampliar as discussões sobre o cinema gaúcho e nacional. As atividades aconteceram nos dias 10 e 11 de agosto, no Centro de Eventos ExpoGramado, e participaram cerca de 150 pessoas, dentre produtores, realizadores, estudantes, agentes da cadeia produtiva, gestores públicos e imprensa.

Neste ano de 2011, a Fundacine realizou a quarta edição do evento. Foram dois dias de atividades, envolvendo mais de 120 pessoas, incluindo 16 convidados nacionais e 4 internacionais, cerca de 95 participantes, mais de 30 pessoas na equipe de organização (grupo de trabalho, apoiadores, equipe de produção, assessoria de comunicação, equipe de infra-estrutura do Festival, etc) e  fornecedores. Com a alteração do local do Festival e de nossas atividades, a acessibilidade ao evento foi otimizada e isso resultou em uma maior participação do público e visibilidade para a Fundacine e seus parceiros. Essa aproximação também influenciou para a intensificação das trocas de experiências e da efetividade dos encontros de negócios. Outra inovação na 4° edição foram os Painéis de Negócios Audiovisuais, espaço voltado para empresas do ramo do mercado do audiovisual nacional. Cada empresa teve 30 minutos para sua apresentação de seus serviços e produtos.

Nosso grande desafio para a próxima edição, que acontecerá durante as comemorações de 40 anos do Festival de Cinema de Gramado, continua sendo a ampliação dos dias de atividades e uma maior representatividade de convidados nacionais e principalmente internacionais, além de um público maior participando da programação. Esperamos poder contar novamente com o empenho, expertise e a colaboração de todos os parceiros e apoiadores envolvidos, tornando esse evento ainda mais qualificado e uma referência em encontros de negócios na área do audiovisual a nível internacional.