A 6ª edição do Sul Audiovisual Market foi finalizada e por aqui, muita satisfação e alegria pela produção de um evento que movimentou o setor do audiovisual do Sul do Brasil.
Durante a semana do evento, que aconteceu dos dias 21 a 25 de novembro, de forma presencial na Cinemateca Capitólio e online, tivemos muitos encontros e atividades formativas: ao todo foram 3 workshops - com mais de 270 inscritos, dois turnos de Rodadas de Negócios presenciais e mais dois turnos das Rodadas de Negócios online - novidade desta edição que oportunizou a participação de produtoras independentes não residentes em Porto Alegre. Foram selecionados 67 projetos para as Rodadas de Negócios online e presencial, contemplando 49 produtoras audiovisuais no total. Ficamos muito felizes com isso!
Na manhã do dia 21 de novembro, iniciamos com o Workshop de Pitching com Krishna Mahon. Esse workshop abordou diversos aspectos que envolvem um bom pitching, desde a preparação para o pitching, passando pela postura e a abordagem do projeto durante o pitching até os encaminhamentos posteriores. Também foram discutidos os diferentes tipos de pitching - one-to-one, em grupo, pitching de elevador, one sentence, entre outros.
À tarde, também do dia 21 de novembro, foi realizado o workshop A nova Era de Ouro das Séries de TV: processo de criação de narrativas complexas e engajamento da audiência, via zoom com o professor e pesquisador Sílvio Anaz.
O workshop de Clearance - Como liberar os conteúdos e quais os principais cuidados jurídicos na produção audiovisual, com Alessandro Amadeu, aconteceu no dia 24 de novembro. Você pode ver - ou rever - os workshops e as atividades do VI SAM no nosso canal do YouTube aqui.
Os painéis temáticos contemplaram diferentes debates pertinentes para a produção audiovisual contemporânea: Políticas Públicas para o setor audiovisual, no Brasil, com destaque para a participação do diretor adjunto da Ancine, Tiago Mafra; o painel inédito de Film Comissions Gaúchas, reunindo experiências que articulam cinema, turismo e cidades de diferentes regiões do nosso estado; “O que a audiência quer ver nas séries de televisão e documentários” com mediação de Leo Sassen e “Streaming, ficção e novos hábitos de consumo”, trazendo a experiência de importantes players e também promovendo o debate com o público que faz e pensa o cinema e a educação, além do painel de “Estratégias de distribuição e lançamento” mediado por Beto Rodrigues, com a participação de representantes da Vitrine Filmes, Califórnia Filmes e Lança Filmes, aproximando produtores e realizadores desta etapa tão fundamental das obras cinematográficas e audiovisuais: o lançamento e distribuição em festivais e ao grande público.
Além disso, o TECNO PUC, Centro de Produção Audiovisual que foi criado para apoiar a produção audiovisual nacional e internacional, localizado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, participou como player das Rodadas de Negócios presenciais premiou dois projetos audiovisuais com vouchers para utilização das estruturas audiovisuais. Um prêmio é um voucher no valor de R$2.500,00 e outro no valor de $1.500,00 em utilização das estruturas de estúdio de Pré-Produção, Produção e/ou Pós-Produção. Os projetos contemplados foram “Cordão Verde” de Hopi Chapman e “Memória Fotográfica” de Richard Tavares.
Agradecemos imensamente ao patrocínio do Grupo CEEE Equatorial, por ter abraçado nossa proposta cultural e tornado possível a realização do projeto RS CINEMA 2022, que promove dois eventos importantes na área do cinema e da cadeia produtiva do audiovisual: a VI Sul Audiovisual Market e, o Encontro de Festivais Ibero Americanos, previsto para acontecer em 2023.
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