/ Perguntas frequentes

Navegue abaixo pelas perguntas mais frequentes. E se você tiver alguma dúvida entre em contato conosco.

1.   O que faz a FUNDACINE?

A FUNDACINE é uma instituição privada que tem como objetivo trabalhar para o desenvolvimento do cinema e do audiovisual no Rio Grande do Sul. As ações da FUNDACINE são voltadas para fortalecer o mercado, através da qualificação dos agentes do setor audiovisual e do estabelecimento de condições para uma atuação mais eficiente das empresas do setor. As ações da FUNDACINE incluem projetos nas áreas de produção, distribuição, exibição, formação profissional, difusão, pesquisa, memória e preservação, entre outros. Veja em (Estatuto).

2.   A FUNDACINE é um órgão do governo do Estado?

Não, a FUNDACINE não pertence ao governo do Estado. É uma instituição privada, mas que atua na interlocução do setor audiovisual com os poderes públicos do Estado, do Município e da Federação, podendo inclusive estabelecer parcerias e convênios com órgãos públicos em diferentes projetos. Órgãos dos governos Federal, Estadual e Municipal estão representados no Conselho Curador da FUNDACINE ao lado de empresas e instituições privadas.

3.   Como funciona a coordenação da FUNDACINE? Como são escolhidos presidentes e diretores?

A administração da FUNDACINE é composta por um Conselho Curador, uma Diretoria Executiva e um Conselho Fiscal. O Conselho Curador é a instância máxima das deliberações a serem executadas pela Diretoria, com base nos objetivos expressos nos Estatutos, a partir dos quais a diretoria elabora um planejamento de metas e submete ao Conselho Curador para debate e aprovação. O Conselho é conduzido por um presidente, um vice-presidente e um secretário, eleitos entre seus membros. O Conselho Curador é formado por dois representantes de instituições públicas e privadas, empresas e entidades de classe dispostas e comprometidas com o desenvolvimento do setor audiovisual. A Diretoria Executiva é colegiada, composta de um presidente e dois vice-presidentes, eleitos pelo Conselho Curador, sendo que o presidente deve ser obrigatoriamente membro do Conselho no momento da eleição. Diretores e Conselheiros não são remunerados. Os membros da diretoria devem ter atuação destacada no setor audiovisual. Na parte operacional, atua uma Coordenação de Projetos e uma Coordenação Administrativa Financeira.

4.   Como se pode fazer parte da FUNDACINE?

A FUNDACINE não é uma associação ou entidade de classe, portanto, não tem associados. É possível, entretanto, a participação através de parcerias em projetos e convênios com empresas, instituições, entidades e até pessoas físicas.

5.   A FUNDACINE disponibiliza linhas de crédito para produção audiovisual?

Não, a FUNDACINE não atua como agente financeiro em nenhum tipo de projeto. O trabalho da FUNDACINE, entretanto, pode ajudar na criação e aperfeiçoamento de mecanismos de financiamento para o setor. A Fundação atua também na captação de recursos para seus projetos, incentivados ou não, e, em alguns casos, podem ser recursos destinados à produção, como é o caso do Prêmio de Incentivo à Produção de Filmes de Longa-metragem.

6.   A FUNDACINE produz material para cinema e audiovisual?

Não, a FUNDACINE não atua como produtora de conteúdo. Pode, entretanto, apoiar projetos de produção e realizar ações de difusão e divulgação de produções que venham em benefício do conjunto da atividade cinematográfica e audiovisual no Rio Grande do Sul. Um exemplo é o projeto de difusão-exibição RODACINE, um cinema itinerante que leva sessões de filmes nacionais a cidades gaúchas que não contam com salas de exibição.

7.   A FUNDACINE intermédia negociações com empresas e governos para captação de patrocínios?

Não é função da FUNDACINE fazer intermediações ou negociações para captação de qualquer tipo de recursos. A FUNDACINE capta recursos para viabilizar os seus projetos estratégicos para o setor,podendo atuar como proponente de projetos de fomento à produção, distribuição e exibição audiovisual, assim como à formação profissional e preservação. Pode atuar também na interlocução política com o poder público,apoiando os pleitos das entidades de classe.

8.   Quais são os atuais projetos da FUNDACINE?

A FUNDACINE, desde a sua criação em 1998, vem trabalhando com diferentes parcerias em projetos estratégicos para o desenvolvimento do setor audiovisual no RS, destacando: com a Secretaria Municpal de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, a implantação da Cinemateca Capitólio, com patrocíno da PETROBRAS e BNDES, e apoio do Ministério da Cultura. Com o IECINE, Governo do Estado, realiza anualmente o cinema itinerante Rodacine; com a PUCRS e o IECINE, Governo do Estado, desenvolve a implantação do Centro Tecnológico Audiovisual do RS-TECNA, localizado no TECNOPUC Campus de Viamão. Com o IECINE, Governo do Estado, realizou três edições do Prêmio de Longa-metragem; com o IECINE, Governo do Estado, SESC e apoio do Programa Cinema do Brasil do Minsitério das Relações Exteriores e Festival de Cinema de Gramado, realiza anualmente a Ação de Cinema em Gramado.