Imagem do projeto

Cinemateca Capitólio Petrobrás - Programação Especial 2019

A FUNDACINE-RS e a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia trabalham em parceria, há mais de dez anos com o objetivo de tornar a Cinemateca Capitólio um espaço qualificado e reconhecido por sua programação e pelo resguardo ao patrimônio material e imaterial. O trabalho conjunto das duas instituições configura-se como um exemplo que parcerias entre o público e o privado podem ser favoráveis à sociedade.  A restauração e revitalização do Cine Theatro Capitólio, um edifício histórico pertencente ao município, deu o passo inicial a essa parceria, viabilizada através de projetos aprovados nas leis culturais de incentivo. A restauração e readaptação, do histórico edifício possibilitou a criação de um espaço exclusivo para o cinema, o qual abriga uma sala de projeção com 164 lugares, um importante acervo de títulos (filmes, revistas, jornais, livros, fotos, etc) do Estado, do país e alguns itens estrangeiros; além de espaços de convivência, foyer, sala Multimídia e uma biblioteca, propícios ao encontro com a arte cinematográfica.

O Cine Theatro tornou-se Cinemateca a partir do decreto nº 18.844 de 12 de novembro de 2014, meses depois o espaço foi reinaugurado, depois de duas décadas fechado, reabrindo suas portas em março de 2015; tornou-se, para além de uma sala de exibição, um espaço de guarda, preservação e difusão da memória do cinema gaúcho e brasileiro. Desde a reinauguração as duas instituições seguiram em sua busca de aprimoramento dos espaços e realizaram dois novos projetos: o primeiro deles atualizou os equipamentos de projeção e implantou a primeira fase da digitalização do acervo e o segundo, já em marcha, terá mostras, sessões de acessibilidade, exposições, masterclasses e ações para o acervo.

A denominação Cinemateca Capitólio Petrobrás aconteceu em setembro de 2018, por meio do decreto 20.054, que permitiu formalizar a parceria com a empresa estatal e potencializar sua finalidade social e cultural.  A Cinemateca é reconhecida pela programação da sala de cinema, diferenciada e ampla, oportunizando uma grande diversidade de mostras e lançamentos de filmes gaúchos, nacionais e estrangeiros, vários deles premiados em festivais e reconhecidos pela crítica, mas que encontram espaços cada vez mais reduzidos no circuito convencional de cinema.

Em 2019 a FUNDACINE e a Secretaria Municipal da Cultura / Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia renovam essas iniciativas e apresentam o projeto Cinemateca Capitólio Petrobrás – programação especial 2019, aprovado na Lei Rouanet /Governo Federal e com o patrocínio master da PETROBRÁS.

A Programação Especial de 2019 tem curadoria exclusiva para o espaço e realizará: 8 mostras especiais de cinema e audiovisual; 4 eventos especiais intitulados "Noites na Cinemateca", 2 masterclasses, 2 exposições e 10 sessões de cinema acessível.

As mostras especiais de cinema são mostras temáticas que visam exibir filmes significativos do cinema brasileiro e mundial. As Noites na Cinemateca terão filmes a partir da meia-noite que prosseguirão durante toda a madrugada, oportunizando ampliar tanto a experiência sensorial do público quanto a vivência do espaço cultural. As duas masterclasses contarão com a presença de renomados especialistas internacionais que discutem sobre o processo criativo na realização cinematográfica e a reflexão crítica sobre a produção audiovisual. As duas exposições serão montadas exclusivamente para o espaço e utilizarão material inédito do acervo, através do trabalho de digitalização das coleções de grandes cartazes e documentos, e as dez sessões de cinema acessível buscam exibir filmes com as técnicas de acessibilidade, abertas para o público com deficiência. O projeto conta com ações de melhorias para o acervo e a com a compra de equipamento que tornam a sala acessível, em consonância com a nova legislação vigente.

O PATROCINADOR

A PETROBRÁS, assumiu um importante engajamento com a cultura na nossa cidade, sendo o patrocinador master do projeto que revitalizou a Cinemateca Capitólio Petrobras.

O patrocínio pioneiro da PETROBRÁS, através da Lei Rouanet, viabilizou a primeira fase de restauro do prédio da Cinemateca Capitólio, realizada entre 2004 e 2008. Foi uma grande e complexa obra, dividida em duas etapas, compreendendo toda a reforma dos interiores e fachadas do edifício e a sua preparação para receber as instalações e equipamentos de uma cinemateca.

Nos anos seguintes, a FUNDACINE continuou trabalhando na busca de recursos para a conclusão do projeto. Em 2010, a Cinemateca Capitólio recebeu o patrocínio do BNDES, com recursos destinados aos sistemas elétricos e de climatização, aquisição de mobiliário e outros equipamentos. 

A PETROBRÁS, através do Programa Petrobrás Cultural, que foi lançado em 2003, já patrocinou mais de quatro mil projetos culturais, construindo experiências, desenvolvimento e trocas positivas entre a Petrobras e a sociedade.

Em 2019, a empresa apoia esse relevante projeto, que trará uma programação inédita para a cidade de Porto Alegre, promovendo a acessibilidade da sala a pessoas com deficiências, além de propiciar o acesso a obras internacionais e nacionais de qualidade, com ingressos a preços populares e também em sessões com entrada franca– fortalecendo e instigando, dessa forma, a fruição cultural, as reflexões e o aprendizado através do cinema.

 

A PROPONENTE

A FUNDACINE foi criada em 1998 com a missão de trabalhar pelo desenvolvimento do cinema e audiovisual do estado do Rio Grande do Sul. É uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem sua atuação focada em ações estratégicas para a qualificação e o fortalecimento do setor audiovisual regional e brasileiro.

Realiza projetos no intuito de qualificar e fortalecer a cadeia produtiva local e incentivar a circulação dos produtos audiovisuais regionais no cenário nacional e internacional, trabalhando para consolidar a relevância cultural e econômica do setor, buscando o seu desenvolvimento orgânico e sustentável. Além disso, trabalha para o reconhecimento do audiovisual como área estratégica dentro da potente economia e indústria criativa brasileira.